Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

22/11/2013 16h20

Eventos celebram Dia da Cultura em Monlevade

Compartilhe

Nos dias 27 de novembro e 12 de dezembro a Câmara Municipal, a Fundação Casa de Cultura e a Prefeitura de João Monlevade, com o apoio do Sindicato das Indústrias de João Monlevade (SIME) e do Serviço Social da Indústria de Minas Gerais (SESI), realizarão eventos para comemorar o Dia Municipal da Cultura, celebrado no dia 27 de novembro.

Instituído pela Lei Municipal Nº 1.760, de 12 de junho de 2008, o Dia Municipal da Cultura objetiva consagrar a cultura na cidade através da inclusão da data no calendário oficial no município. Também em alusão à data, a Câmara de João Monlevade, por meio da Resolução Nº 533, de 24 de fevereiro de 2011, instituiu a Semana Cultura do Legislativo Municipal, tendo a finalidade de promover a arte e cultura local, regional e nacional, resultantes de criações originais e tradições populares, em todas as suas manifestações.

 Para comemorar a data, na próxima quarta-feira, 27, a partir das 20 horas, será realizada uma Mostra de Dança no Anfiteatro do Centro Educacional de João Monlevade. A Câmara de João Monlevade fará a entrega das medalhas “Destaque Cultural Leonardo Diniz”, que desde 2011 é atribuída a artistas ou grupos que se destacam no cenário cultural. A escolha dos artistas homenageados é feita por uma comissão, que este ano foi formada pelo jornalista Bell Silva, pela Diretora Executiva da Fundação Casa de Cultura, Elaine Dias, e pelo maestro Pedro Antônio. Após a reunião, ficaram definidos os seguintes homenageados: Associação Cultural do Médio Piracicaba – Acordar Cultural, os integrantes do Projeto Acordes e ainda o Coral Família Alcântara, que em 2013 comemora 50 anos de fundação. Diferentemente do que ocorreu nos anos anteriores, a entrega das medalhas será feita no Centro Educacional, logo após a reunião ordinária na Câmara Municipal.

 Como atração principal, a Mostra recebe o Grupo Taron – Quarteto de Cordas, disponibilizado pelo SIME através do SESI. Formado por membros da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, com rico repertório de música clássica, pop e arranjos de música brasileira, o Quarteto Taron disponibiliza trios ou duetos de cordas, interpretando com toda essência, beleza e sofisticação os grandes clássicos da música. O grupo é formado pelos músicos Frank Hämmer, Jovana Trifunovic, Katarzyna Drudz e Lina Radavanovic.

 Valorizando os artistas locais, grupos de João Monlevade também se apresentarão. Participarão do evento a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), os grupos Quality e Seventhy e ainda a Academia Mais.

 Já no dia 12, também no Anfiteatro do Centro Educacional de João Monlevade, a Fundação Casa de Cultura ira expor as atividades dos cursos oferecidos gratuitamente à população durante o ano de 2013. A noite será de apresentações artísticas e mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos seus alunos e colaboradores durante as aulas.

 Segundo a Diretora Executiva da Fundação, Elaine Dias, os dois eventos têm como objetivo sensibilizar a população quanto às manifestações culturais e artísticas, além de incentivar cada vez mais as pessoas a se envolverem com as atividades da área do município. O presidente da Câmara, Guilherme Nasser (PSDB), destaca a importância depromover a cultura na cidade, valorizando os artistas locais. “Temos uma história rica em cultura. Por isto é importante celebrar esta data. Melhor ainda quando temos a oportunidade de valorizar os nossos artistas”, declarou.

 Os eventos dos dias 27 de novembro e 12 de dezembro são gratuitos e abertos à comunidade.

 

 

 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus