Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

13/11/2013 20h30

Santa Bárbara recebe visita de Secretário Estadual de Saúde

Compartilhe

A convite da Prefeitura de Santa Bárbara, a Santa Casa Nossa Senhora das Mercês recebeu, no último sábado, 9, o Secretário Estadual de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.

Durante a visita, acompanhado pelo vice-prefeito Alcemir Moreira, o Secretário apontou a importância de investimentos na atenção primária, demonstrando abertura do Governo do Estado ao município de Santa Bárbara na oferta de recursos para o Pronto Atendimento.

Na ocasião, impressionado com a estrutura do hospital, o secretário considerou o direcionamento dos investimentos da Santa Casa em "mais leitos de longa permanência, quando a rede de urgência estiver totalmente pronta", completa ele.

Ao final da visita, em almoço com representantes da equipe de saúde da Prefeitura, Antônio Jorge garantiu retorno breve ao município de Santa Bárbara. "Retorno a Belo Horizonte otimista, empolgado com a ortopedia. Há uma forte disposição do Estado em discutir o fortalecimento da maternidade e da atenção primária", destacou Antônio.

Segundo ele, o desafio está na escala de profissionais. "O hospital está muito bem estruturado. A expectativa agora é muito menos uma questão financeira, mas profissional."

Hoje, a Santa Casa recebe da Prefeitura de Santa Bárbara um repasse 50% superior aos anos anteriores. A Prefeitura garante ao hospital de Santa Bárbara, pela primeira vez, atendimento financeiro integral às demandas solicitadas pelo hospital, para o pronto-atendimento e sobreaviso de clínicas de internação.

O repasse anual à Santa Casa Nossa Senhora das Mercês, passou de R$ 2.184 milhões em 2012 para R$ 3,5 milhões em 2013.

Após este investimento, hoje, das Santas Casas de Minas, só duas têm as contas em dia e uma delas, de forma inédita, é a de Santa Bárbara.

A Santa Casa Nossa Senhora das Mercês tem 55 leitos, dos quais, nove são da Unidade Neonatal, 11 da clínica pediátrica, 12 da obstétrica, três da clínica ginecológica e outros 20 da clínica médico-cirúrgica. Funciona em prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal e tem 76% de sua clientela formada por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a visita também estiveram presentes o Diretor Hospitalar do Estado, Tiago, a Gerente Regional de Saúde, Maria Teresa Hosken, Secretário de Saúde de Itabira, Reinaldo Damasceno, Taís Rivetti e Elizete, respectivamente, presidente e diretora da Santa Casa Nossa Senhora das Mercês.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus