Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

05/11/2013 14h32

Fundação Vale incentiva a leitura para alfabetização na idade certa em Barão de Cocais e Rio Piracicaba

Iniciativa promove rodas de conversa com professores e alunos e distribuição de livros

Compartilhe

Os professores e alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental de Rio Piracicaba e Barão de Cocais participarão de rodas de conversa com o escritor Daniel Munduruku nos dias 6, 7 e 8 de novembro. O evento será promovido pela Fundação Vale, com o objetivo de contribuir para as ações do Pacto de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Ao todo 355 alunos e professores devem participar. Na ocasião serão entregues maletas com livros infanto-juvenis para complementar o material já disponibilizado pelo MEC.

As rodas de conversa têm como objetivo estimular a leitura e a prática da contação de histórias. As rodas de Rio Piracicaba acontecerão na quinta-feira (7/11) na Câmara Municipal e na Escola Municipal Bernardo Ferreira Guimarães. Em Barão de Cocais, as rodas serão realizadas no Centro Municipal Nossa Senhora do Rosário e Escola Municipal Capitão Soares, na comunidade de São Gonçalo do Rio Acima.

Os livros doados pela Fundação Vale são ligados à temática étnico-racial. As maletas serão distribuídas em todas as turmas de 1º ao 3º ano do ensino fundamental da rede pública municipal dessas cidades.

O escritor que irá conduzir as conversas, Daniel Munduruku, é indígena e já publicou 43 livros, sendo vários deles premiados. Dois desses livros estão na maleta da Fundação Vale: "Histórias de índio" e "Sabedoria das águas".

 

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

 

O PNAIC é um pacto firmado entre o governo federal, dos estados, dos municípios, sociedade civil e iniciativa privada. O objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras, atendendo a uma das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE). O PNAIC foi lançado em 2012 pelo Ministério da Educação e entrou em vigor em 2013.

A Fundação Vale se compromete a apoiar o PNAIC, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas nos municípios de influência da Vale e contribuir para a efetividade das ações definidas pelo MEC. A Fundação Vale está adquirindo acervo extra de livros para incrementar os Cantinhos de Leitura propostos pelo PNAIC e desenvolvendo rodas de conversa com autores de livros infantis nos municípios.

 

O autor

 

Daniel Munduruku é graduado em Filosofia, História e Psicologia. É Doutor em Educação pela USP. Atualmente faz pós-doutorado em Literatura na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Diretor presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais e Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008, Daniel é ainda membro Fundador da Academia de Letras de Lorena (SP).

Recebeu diversos prêmios no Brasil e exterior entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq); Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO).

Muitos de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus