Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

20/12/2013 16h20

Projeto Minas-Rio conta com mais de 80% de avanço

Compartilhe

 O Projeto Minas-Rio, empreendimento da Anglo American em fase de implantação nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, já conta com 82% de avanço físico geral. Esse total engloba a evolução do projeto em relação ao progresso das obras, licenciamento ambiental, suprimentos e pré-operação. O empreendimento, com aportes de US$ 8,8 bilhões para sua implantação, tem previsão para realização do primeiro embarque de minério de ferro no final de 2014, com capacidade de produção anual de 26,5 milhões de toneladas.

“Os avanços na construção e na preparação para a operação do Minas-Rio em 2013 foram significativos – cerca de 26% de avanço total do projeto foi obtido nesse ano graças ao trabalho sério e integrado de nossas equipes. Continuo com a convicção de que entregaremos o Minas-Rio de uma forma segura e responsável no final de 2014”, ressalta Paulo Castellari, presidente da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American.    

Dois dos maiores avanços obtidos pela empresa nesse ano foi o início, em novembro, do processo para obtenção das licenças de operação do Projeto Minas-Rio e a conclusão do processo de acesso às propriedades localizadas na região do empreendimento. A previsão é a de que a Anglo American obtenha as quatro licenças de operação (mina e beneficiamento; mineroduto; linha de transmissão 230 kV e porto) no primeiro semestre de 2014.

Durante o segundo semestre de 2013, em sua fase de pico, as obras do Projeto Minas-Rio contaram com mais de 20 mil trabalhadores em Minas Gerais e Rio de Janeiro, em mais de 120 frentes de obras. Para o início das operações, cerca de dois mil empregos diretos e 3,3 mil indiretos serão criados.

A Anglo American trabalha também para a fase operacional, na capacitação da mão de obra local. Um total de 102 empregados operacionais foram contratados em 2013, capacitados por meio do Programa de Capacitação de Mão de Obra Local da empresa em parceria com o Senai, em Conceição do Mato Dentro. Mais de 170 serão contratados em 2014, formados por meio desse projeto. Todo esse contingente é composto por moradores dos municípios próximos ao empreendimento.

A empresa trabalha, também, na montagem equipamentos para operar na mina. Para o início das operações, a empresa contará com 20 caminhões fora de estrada. Até 2015, serão 31 veículos na operação da mina.

O Projeto Minas-Rio engloba uma mina de minério de ferro e planta de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, respectivamente, no estado de Minas Gerais; um mineroduto de 525 km de extensão e que atravessa 32 municípios mineiros e fluminenses; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da empresa LLX com 49% de participação, localizado em São João da Barra, no Rio de Janeiro.

 

  Status das obras Mina e Beneficiamento

 

As atividades na área da mina seguem conforme o cronograma estabelecido com a conclusão, em novembro, do decapeamento de 2 milhões de m³. Essa atividade consiste na retirada de solo e na preparação das frentes de lavra para a extração do minério de ferro.

Cerca de 80% das obras de implantação da planta de beneficiamento estão concluídas. Um total de 88% das obras civis já foram finalizadas, assim como mais da metade da montagem eletromecânica. Além disso, foi finalizada, em novembro, a construção da linha de transmissão de 230 kV da usina de beneficiamento, com a montagem das 187 torres previstas.

 

 Mineroduto

 

O mineroduto conta com aproximadamente 90% de avanço. Cerca de 523 km de pistas para implantação da estrutura já foram abertas e 440 km de tubos enterrados. As estações de bombeamento 1 e 2 e a Estação de Válvulas estão concluídas.

Com relação às obras especiais do mineroduto (túneis e furos direcionais - HDDs), já foi concluída a implantação dos 11 furos direcionais, com extensão de 5144 metros, e dos cinco túneis, com uma distância de 2397 metros. A previsão  é a de que as obras do mineroduto sejam finalizadas no primeiro semestre de 2014. 

 

 

 

Porto do Açu

 

No terminal de minério de ferro do Porto do Açu, as obras contam com 73% de avanço. A construção da planta de filtragem está concluída e o quebra-mar está em fase de implantação.

Com aproximadamente 3 km de extensão, o quebra-mar será formado pela conjunção de um trecho com 600 metros de rocha e concreto armado multifacetado, denominado core-loc, e outro de 2.425 metros de caixões pré-fabricados em concreto. Dos 37 caixões que serão utilizados, já foram construídos 18 caixões e fundeados dois.

A instalação da retomadora e da empilhadeira também foi finalizada. A montagem do carregador de navios já conta com avanço de 65% e as obras da linha de transmissão de 138 kV estão em fase final. Além disso, as obras marítimas (offshore) da ponte de acesso, com 3100 metros, foram concluídas, assim como a construção dos píeres de rebocadores e de minério de ferro.

 

 

 

 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus