Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

12/12/2013 15h14

Pagamento de nascentes motiva produtores rurais em São Gonçalo

Compartilhe

O projeto “Cercar para não secar”, promovido pela Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através da Secretaria de Meio Ambiente, completa sua terceira edição em 2013 em clima de motivação. Durante solenidade de entrega de cheques, na última semana, produtores revelam que a iniciativa serve de incentivo na preservação ambiental.

Com recursos do ICMS Ecológico e do Fundo de Gestão Ambiental, foram distribuídos R$859.957,00 a 169 produtores rurais de diversas localidades. Donos de terrenos que se dispõem a promover cercamento de nascentes recebem dinheiro proporcional à extensão do terreno e a área cercada.

O pagamento é uma política pública recente no Brasil e gera benefícios ao meio ambiente. O prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho observa que a escassez de água é uma realidade no país e o desenvolvimento do município gera maior consumo deste bem. O Chefe do Executivo defende a adoção de políticas públicas que garantam água de qualidade a toda população. “É preciso estancar o desperdício, recuperar as reservas poluídas, garantir o direito à água para todos e criar projetos de educação ambiental”.

O projeto permite conservação da água e do solo e garante mais qualidade de vida às gerações futuras. O produtor rural José Veríssimo Costa, do sítio Fernandes, recebeu o cheque pela segunda vez e afirma estar mais consciente sobre a importância da preservação ambiental. “Tenho uma pequena propriedade e sempre tive vontade de cercar as nascentes, mas não tinha condições. O dinheiro contribui para a manutenção do serviço”, diz.

São Gonçalo é destaque no Brasil em ações para cercamento de nascentes. O projeto começou em 2011 e contabiliza 642 nascentes cercadas em 475,84 hectares. Qualquer produtor rural do município pode participar da iniciativa. 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus