Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

05/12/2013 15h15

Palestras visam estímulo ao empreendedorismo em São Gonçalo

Compartilhe

Na noite desta terça-feira, 3, a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) promoveu, em parceria com o Sebrae, duas palestras para empreendedores e contadores do município, no auditório da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo.

A primeira, sobre “Registro e Gestão Empresarial”, ministrada por Moacir Alves, da Jucemg, destacou o Minas Fácil e seus benefícios para empresários e contadores, como agilidade na formalização de empresas, entrega da documentação em um único local, redução de custos e maior acessibilidade aos serviços da autarquia.

A outra palestra, com o tema “Abri minha empresa! E agora?”, foi ministrada pelo consultor de finanças do Sebrae, Augusto Manso Andrade. Ele informou que o Sebrae fornece as orientações necessárias para melhoria de gestão das empresas e  citou que 60% das empresas morrem antes do quinto ano de vida. Para evitar esse problema, o consultor destacou a importância do planejamento antes de se abrir uma empresa. “Um dos principais fatores de fechamento das empresas é a falta de planejamento. É necessário conhecer, definir e registrar custos da empresa. A pesquisa de mercado e fornecedores é muito importante”, disse.

As palestras, além de promoverem o conhecimento, visam estimular o empreendedorismo. Com um público aproximado de 50 pessoas, estavam presentes no evento empresários, futuros empreendedores, advogados, funcionários da Prefeitura e contadores do município e região, representantes da Associação Comercial de Barão de Cocais, funcionários da prefeitura de Catas Altas e da Casa do Empreendedor de Catas Altas. Houve também a distribuição de cartilhas produzidas em parceria com o Sebrae  sobre como abrir e conduzir um negócio.

São Gonçalo registra, de acordo com dados da Jucemg, 450 empresas ativas, incluindo o empreendedor individual, com destaque para o comércio de lanchonetes. Em média, três novos negócios são abertos por mês na cidade.

 

No município, a Junta Comercial tem como parceiros estratégicos a Prefeitura, a Casa do Empreendedor, além da Associação Comercial, contadores e demais empreendedores da cidade. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 11horas e 13h às 17horas.

 

 

 

 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus